SOLIDARIEDADE ÀS TRABALHADORAS TERCEIRIZADAS! REPÚDIO ÀS MENTIRAS DA REITORIA!

Na última segunda-feira (14.09.15) as trabalhadoras terceirizadas da limpeza da Universidade realizaram um ato em frente ao prédio Dom Pedro II para cobrar o pagamento de seus salários. A reitoria afirma que o pagamento não pode ser realizado devido à ocupação da sua sede administrativa pelos estudantes, que ocorre desde o dia 31 de Agosto. No entanto, na sexta-feira, dia 11.09, tomamos conhecimento de que a Universidade não repassa o pagamento para as empresas terceirizadas desde Maio, totalizando 4 meses de atraso e mais de R$1,6 milhão não pagos. Como pode uma ocupação de 15 dias ser culpabilizada por um atraso de 4 meses?

Na própria sexta-feira, o sindicato da empresa terceirizada afirmou que havia acordado para que o pagamento caísse até segunda-feira (14.09), informação que foi negada pouco depois pelo Pro-Reitor de Administração da UFPR durante o Ato pela Educação. Assim, nessa segunda as trabalhadoras terceirizadas, que não tiveram seus salários depositados na conta e que paralisaram seus serviços desde sexta, retornaram em ato para obter uma resposta. A resposta veio de uma representante da empresa contratada, que afirmou que o pagamento cairia logo em seguida, mas que era a própria empresa que realizaria o pagamento. A própria empresa, e não a universidade. Novamente, a UFPR deixa de repassar o pagamento aos serviços contratados, mostrando o seu descaso com os trabalhadores que passam dificuldades concretas por conta desses atrasos, além de todas as más condições de trabalho a que o modelo de contratação da terceirização proporciona aos submetidos/as.

Nos colocamos em SOLIDARIEDADE ÀS TRABALHADORAS TERCEIRIZADAS da universidade, reconhecendo a sua luta e também a importância de seus serviços para a manutenção do funcionamento da instituição. Repudiamos a ação da reitoria, que tenta nos jogar uns contra os outros para disfarçar sua negligencia com a comunidade universitária (e com toda a população, que contribui com o funcionamento da universidade pública através de impostos). Sabemos que em outras Universidades Federais o repasse aos terceirizados também tem sido negligenciado, como no caso da UFRJ que a falta de pagamento de serviços de manutenção, limpeza e segurança de patrimônio, levaram ao fechamento de parte da instituição por inanição no início do ano. Não nos resta outra alternativa senão lutar contra esses absurdos!

Reafirmamos também a importância da DIVULGAÇÃO DETALHADA DO ORÇAMENTO DA UNIVERSIDADE – a ser apresentado nessa quarta-feira (16.09) segundo o que foi acordado em negociação com os estudantes – para que todas e todos tenham clareza dos gastos e repasses do dinheiro destinado à UFPR.

rita - Copia - Copia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s